domingo, 6 de janeiro de 2008

A Vitória Sobre o Maligno - 1 Jo 2.14, by Solano Basileu

Assim como no seu evangelho, João na sua 1ª epístola defende junto à igreja um viver de modo digno com o cristianismo e não como algumas seitas da época pregavam, como o gnosticismo, por exemplo - Gnosticismo: seita do I séc. da era cristã que acreditava que o corpo era uma prisão para o espírito ou a alma, e o espírito era divino, como uma “centelha de Deus” que habita num “túmulo”, o corpo. A gnosis ou conhecimento ensinava que Jesus era um ser imaterial que fora enviado por Deus para buscar e resgatar as centelhas dispersas do ser de Deus. “Sempre que as pessoas depreciam a existência material e física em nome da ‘espiritualidade’ ou, pela mesma razão, elevam a alma ou espírito humano à condição de divindade, a heresia do gnosticismo volta a invadir a mensagem apostólica e a contaminar o cristianismo.” (Fonte: História da Teologia Cristã: 2000 anos de Tradição e Reformas / Roger E. Olson - São Paulo: ed. Vida, 2001, págs. 27 a 30).
É válido lembrar que o cristianismo foi reconhecido como cristianismo primeiramente, a partir do modo de vida dos primeiros cristãos (At 2.42-47 e 11.26c).
Ao citar alguns segmentos da igreja (filhinhos, pais e jovens) no texto base, João defende um estilo de vida que deve resgatar uma práxis cristã genuína, o que não era novidade para aquelas pessoas (1 Jo 2.7). Fica clara a preocupação de João para uma vida cristã de qualidade.
Nos nossos dias somos invadidos, como igreja cristã e como pessoas cristãs, por uma gama de novos comportamentos, vestimentas e estilos de vidas que não nos leva a sermos chamados de cristãos, como em Antioquia, em muitos casos nem contamos mais com a simpatia do povo, o que dizer então dos sinais e prodígios que acompanhariam os que cressem (Mc 16.17 e At 2.43) estão cada vez mais raros, exceto os financeiros, emocionais, etc. É preciso refletir sobre o nosso modo de vida cristão, afinal ser luz e ser sal é ser modelo e exemplo para este mundo, ser luz e ser sal é mostrar que temos sido aperfeiçoados no amor de Deus (1 Jo 2.5) e ser luz e ser sal é testemunhar que temos vencido o maligno.

Nenhum comentário: